Cases de Sucesso

Case 2 – Empresa do Setor de Saneamento

Categoria: Grande Porte
O problema: necessidade de estruturar a gestão para melhorar os resultados

Desenvolvimento das soluções:
Implantação do Programa Gestão para Resultados – PGR: em parceria com a empresa Corps 3, direcionado para Diretores, Gerentes, Coordenadores, Supervisores e técnicos. Atendendo aos pilares: Processos, Pessoas e Resultados, numa abordagem técnica e comportamental, este programa contemplou 200 pessoas, aproximadamente.   
Capacitação para estruturar a gestão tendo como base o Modelo de Excelência na Gestão - MEG® - Fundação Nacional da Qualidade: tendo como público mais de 100 pessoas, ocupantes de cargos diretivos, gerenciais e técnicos, abrangendo a sede da empresa e 06 Unidades Autônomas, que gerenciam os serviços de água e esgoto, no estado de Alagoas, consistiu das seguintes etapas: diagnóstico das práticas de gestão; definição do Plano de Melhoria da Gestão; orientação para estruturação de práticas; acompanhamento e avaliação do Plano de Melhoria da Gestão.
Formação de Grupos de Melhorias: voltado para capacitar os participantes, ocupantes de cargos técnicos, operacionais e administrativos, este programa preparou e comprometeu as pessoas para utilizarem a metodologia PDCA no Gerenciamento da Rotina, visando à solução de problemas e à melhoria contínua.
Resultados obtidos pelo cliente:
Melhoria das práticas de gestão
Comprometimento e motivação das equipes de trabalho
Expressivos resultados de indicadores econômico-financeiros, operacionais e comerciais
Reconhecimento de duas Unidades Autônomas pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS – 2011.